setting

Artistas Brasilienses: Marcus Moraes

Marcus Moraes

Marcus Moraes começou a estudar música aos treze anos de idade. O interesseinicial aparentemente tardio foi plenamente compensado pela dedicação determinada e pela efervescência na carreira do músico que aos dezenove anos já atuava como profissional da área. Concluiu o bacharelado em violão pela Universidade de Brasília em 2004 e desde então atua como professor da Escola de Música de Brasília. 

Sempre disposto a levar sua música aos mais variados públicos, dispôs-se a participar de diversos festivais. Assim, em 2003 venceu o Festival de Música Instrumental de Brasília (FEMIB), promovido pelo SESC/DF. Em 2004 foi um dos 24 músicos selecionados para participar do Prêmio Visa de Música, o maior concurso de música instrumental do Brasil. Ainda em 2004, foi um dos vencedores do Prêmio Nabor Pires Camargo, em Indaiatuba, no estado de São Paulo. Em 2007 foi um dos finalistas do Concurso Nacional de Violão Erudito Fred Schneiter, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Nessas ocasiões, além da gratificante experiência de participar de festivais de música, Marcus Moraes teve como objetivo divulgar suas composições bem como mostrar-se como intérprete da música para violão solo. 

Com o intuito de divulgar música instrumental de qualidade e provar que é possível produzir música instrumental brasileira que agrade públicos variados, o violonista Marcus Moraes e o bandolinista Marcelo Lima fundaram o grupo Marambaia. Inicialmente o grupo interpretava obras de grandes compositores brasileiros, mas passou a apresentar também composições dos próprios componentes, em especial os fundadores Marcus Moraes e Marcelo Lima. Em 2006, foi lançado o primeiro CD do grupo, que teve excelente aceitação por parte do público e da mídia em Brasília. A prova disso é a presença constante das músicas do Marambaia na programação das rádios locais, como a Rádio Nacional e a Rádio Senado. Músicas como Avexado, Só se for agora, 12 de abril e Voando alto já estão entre as preferidas de vários brasilienses fãs do grupo Marambaia, assíduos apreciadores dos shows da banda. Apesar de ter como objetivo principal a divulgação da música instrumental brasileira autoral, em 2007 o grupo Marambaia empreendeu desafiante e prazeroso projeto: lançou CD com o cantor e percussionista brasiliense George Lacerda, com composições de vários artistas da cidade. Mais uma vez repete-se o sucesso do primeiro CD lançado pelo Marambaia. 

Marcus MoraesAlém de aprimorar-se como compositor e intérprete, Marcus Moraes destaca-se como arranjador no grupo Marambaia e em trabalhos de outros artistas de Brasília. Com foco nesse trabalho, tornou-se responsável pelos arranjos de seis faixas do CD da cantora Gisele Meira, que interpreta canções de Paulo César Pinheiro.

Marcus participa de forma ativa no cenário da música independente produzida em Brasília, em gravações e shows dos artistas locais. A partir do desejo de diversificar seu trabalho com a música instrumental, Marcus aventura-se a participar de outros grupos musicais. Como membro do grupo Indústria Brasileira, apresenta-se frequentemente pelo projeto “Engate a Quinta”, promovido no Espaço Brasil Telecom de Brasília. 

Mesmo participando de vários grupos musicais bem como de trabalhos de outros artistas de Brasília, Marcus Moraes ainda sentia a necessidade de desenvolver seu trabalho individualmente, como compositor e intérprete. Por isso, acaba de gravar e lançar seu primeiro CD solo, trabalho totalmente autoral, no qual foram registradas várias composições originais para violão. Este álbum obteve crítica favorável do jornal Correio Braziliense, o qual afirma que Marcus revela “toda sua habilidade” com músicas vibrantes, que não servem apenas para explorar seu virtuosismo, pois se revela como autor “sensível e antenado”, ao explorar “diferentes vertentes da música brasileira, imprimindo em suas interpretações um vigor que flerta com o pop”. A avaliação do Correio Braziliense destaca: “Recurso interessante são os textos do encarte, em que o músico explica uma a uma suas criações, estabelecendo assim um diálogo com um ouvinte mais curioso”. Essa afirmação demonstra que Marcus Moraes conseguiu alcançar um de seus objetivos como compositor neste primeiro trabalho, o de aproximar-se o mais possível do ouvinte de música instrumental bem como dos apreciadores da música para violão. 

Com o grupo Marambaia realizou sua primeira turnê européia, além de se apresentar em várias capitais brasileiras pelo projeto “Eu Faço Cultura”. Já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Carlos Malta, Lula Galvão, Gabriel Grossi, Bocato, Nicolá Krassik, entre outros. 

Para 2009 vários projetos estão encaminhados: a gravação de um novo CD solo n

o segundo semestre, a gravação com o seu quarteto e o terceiro CD do Marambaia. 
Fonte:http://www.bravio.mus.br/recitais/2010/marcus_moraes/marcus_moraes.html
Muscia de Marcus Moraes clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Artistas Brasilienses Urang-kurai and Sinhala MP3