setting

Artistas Brasilienses: Marcelo Barbosa

Marcelo Barbosa

Marcelo Barbosa começou a tocar guitarra aos doze anos de idade. Nestes primeiros passos, estudou com vários professores, mas foi principalmente Allan Marshall quem lhe ensinou os princípios da harmonia e improvisação.
Tamanha dedicação deu resultados precoces. Aos 17, já era músico profissional e lecionava em duas grandes escolas de Brasília. Não demorou muito para que decidisse encarar o desafio de montar a sua própria. Procurando diferenciar-se das demais, seu foco foi montar um instituto especializado em guitarra, coisa inédita na cidade. Empreendimento inovador, método idem. Ao invés de copiar outros modelos existentes no mercado, Marcelo escreveu todo o material didático da nova escola, e, além de dar aulas, também coordenava os demais professores.
Estávamos em 1996. Desenvolvendo-se ao longo de todo este tempo, atualmente o GTR é uma das referências no ensino da guitarra no país e um dos mais respeitados da América Latina. Atendeu a mais de quatro mil alunos e conta com uma média de 600 matriculados regularmente em suas três unidades na capital federal. Para comemorar sua primeira década de existência, o GTR colocou no mercado um CD especial de 14 faixas com alguns de seus mais notáveis nomes. Em geral, professores formados em suas próprias dependências, ressaltando sua posição de revelador de talentos. Lançado pelo selo brasiliense GRV, o álbum está disponível em todo território nacional.
Apesar de músico e empresário de sucesso, Marcelo jamais se acomodou, estudando com figuras de peso como Greg Howe (em duas oportunidades), Lula Galvão, Hélio Delmiro, Toninho Horta, Guinga, Ian Guest, dentre outros, aprimorando sua técnica e musicalidade. Em 2002, foi aos Estados Unidos estudar na prestigiada Berklee College Of Music, a mais conceituada faculdade de música do mundo. Nesta oportunidade, foi um dos doze selecionados, dentre 400 concorrentes de todo o mundo, a receber uma bolsa de estudos para o curso regular da faculdade. Assistiu também a valiosos workshops, como o de Mike Stern. Aprofundou ainda mais seus conhecimentos em guitarra jazz e harmonia, voltando ao Brasil para retomar definitivamente os trabalhos com a banda Khallice, fundada por ele em 1994 e já com dois EP’S no currículo.
Após inúmeros problemas e contratempos, Marcelo finalmente consegue colocar o Khallice nos trilhos, rendendo “The Journey”, lançado em 2003. A estréia do grupo foi recebida com enorme entusiasmo em todo o país. Críticos especializados chegaram a considerá-los simplesmente como “a melhor banda de prog metal do mundo”. O bom apoio originou diversos shows, destacando-se a participação em grandes festivais, como “Porão Do Rock”, “Brasília Music Festival”, “Brasil Metal Union” e “Forcaos”.
2003 marcou também a sua estréia oficial em carreira solo. A coletânea “Guitarras do Cerrado”, reunindo cinco dos mais expressivos nomes da guitarra brasiliense, trouxe duas músicas inéditas instrumentais de Marcelo, o que apenas ampliou os pedidos por workshops.
Seu prestígio, durante o tempo, abriu espaço para que recebesse o convite para escrever em duas das mais conceituadas revistas especializadas em guitarra do Brasil: Guitar Class, onde permaneceu por dois anos, e Cover Guitarra, presente até hoje.
Seguiram-se a gravação do primeiro trabalho autoral de sua outra banda, a Zero 10. Conhecida no cenário local e mais voltada ao pop e mpb, o lançamento foi intitulado “Novo Dia” e é o espaço onde Marcelo permite-se explorar suas várias facetas musicais numa banda, mostrando suas diversas influências.
Dando continuidade à sua carreira, Marcelo foi convidado a escrever um método sobre técnica para a série “Toque de Mestre” da editora HMP. Método este vendido com sucesso nas bancas de todo o país.
Veio então outra surpresa: sua entrada no lendário trio de guitarras Tritone. Chamado para substituir Frank Solari, Marcelo juntou-se a Sérgio Buss e Eduardo Ardanuy, dois dos maiores guitarristas nacionais de todos os tempos, para reativar o trio que lançou no final da década de noventa um trabalho que se tornou um marco, “Just For Fun...And Maybe Some Money”. Com entusiasmo, o trio prepara um novo álbum com cuidado e atenção.
Duas outras conquistas importantes sucederam-se. Primeiro, o lançamento, pela Tagima, a principal marca nacional de instrumentos musicais, da MB-1. A guitarra, moldada de acordo com as especificações de Marcelo, integra o seleto time de “Signature Series” da empresa, acompanhando-o no que quer que faça. Para completar, o Khallice assinou com a gravadora estadunidense Magna Carta, considerada o maior e mais importante selo mundial especializado em música progressiva. Disso originou-se o relançamento de “The Journey” em todo mundo, com embalagem e edição especial, além da parceria estender-se, no mínimo, para os dois próximos álbuns da banda.
De carreira e projeção notáveis, Marcelo Barbosa atualmente é endorser da Tagima, das cordas Elixir, dos cabos Santo Angelo e dos pedais NIG, todas marcas referências de qualidade. Sempre com muito trabalho a realizar, e firme em seus objetivos, Marcelo encontra-se em processo de desenvolvimento do novo CD e do primeiro DVD do Khallice, de seu debut completo na carreira solo e da retomada do Tritone, além de administrar as três unidades do GTR e seguir fazendo shows e workshops pelo país.
Como lida com tantas atividades? “O prazer e dedicação de se fazer o que ama supera todos os empecilhos, e é este o combustível que sempre me impulsiona”, diz ele.
Firme, o nosso workaholic.
Maurício Angelo - Assessoria de ImprensaEntrevistas e sons

http://www.youtube.com/watch?v=ZlcF_n3mHYo

http://www.youtube.com/watch?v=4zM-oWpl8ko * 12:50 Marcelo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=dDjYap1447g Entrevista Com Marcelo
Barbosa (Parte 1) www.youtube.com Entrevista exclusiva com o
guitarrista Marcelo Barbosa da banda ALMAH para o portal Guitar Shred.
Fan Page: www.facebook.com/portalguitarshred Site: www.guit... * 12:50
Marcelo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=xhDs6HlhHMg

http://www.youtube.com/watch?v=Gl2yyK5gtsE * 12:51 Marcelo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=2ivWcwoe8Zs

o

http://www.youtube.com/watch?v=a3bUDRZ64PI o 12:51 Marcelo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=mCu1no-MtLo ALMAH - Late Night In ´85
(official clip, 2011) // AFM Records www.youtube.com The new ALMAH
video clip "Late Night In ´85", taken from the upcoming new album
"Motion" (release date: October 14) o 12:52 Marcelo Barbosa

http://www.youtube.com/watch?v=olfriOT3fHQ ALMAh "Days Of The New"
Official Video www.youtube.com Video oficial da música Days of the new

da banda ALMAh.
Contato: +55 31 8778 25 11
Email: mgangelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Artistas Brasilienses Urang-kurai and Sinhala MP3