setting

Artistas Brasilienses: Nilson Lima

Nilson Lima


Enfrentar o público nunca assustou o cantor cearense Nilson Lima. Desde menino ele costumava fazer surpreendentes demonstrações de seu talento para os admiradores e amigos. Ele, como outros artistas, começou nos festivais da década de 80, na sua terra querida, quando se destacou no Festival Universitário da Canção, e consagrou-se melhor intérprete do Festival de Verão de Camocim.
Muita coisa boa aconteceu em Fortaleza, como a noite em que foi acompanhado pela Orquestra de Câmara dos Jovens Solistas da Paraíba no Teatro José de Alencar, e deu os primeiros passos na profissionalização em bares e hotéis, além da abertura das divertidas apresentações de Tom Cavalcante, Rossicléa e outros representantes do humor, outra tradição cearense. 
O desejo de cantar levou Nilson para o Rio de Janeiro no início dos anos 90, para subir ao palco de casas noturnas como Vinícius Piano Bar, Sinal Verde e Encontros Cariocas. E foi nessa experiência carioca que sentiu a emoção de ser ouvido em todo o país, cantando no Domingão do Faustão. 
O seu destino parecia já estar escrito, e assim mudou para Brasília amadurecer uma carreira coerente e respeitada. Começou no antigo Singular Scoth Bar, sendo em seguida incluído no Projeto Nota 10, no Feitiço Mineiro, casa que sempre prestigiou seu trabalho. Sua ligação com a cidade se fortaleceu nas comemorações dos "36 anos de Brasília", quando se apresentou em plena Esplanada dos Ministérios abrindo o show do Grupo 14 Bis.
Fez abertura do show do cantor Emílio Santiago na cidade do Gama/DF no projeto Temporadas Populares da Secretaria de Cultura de Brasília.
No final da década de 90, Nilson criou o show Saudades e Viagens, que serviu para a gravação ao vivo do segundo CD Demo. Com Célia Rabelo montou o espetáculo Amigos" em 2000, retomado no ano seguinte com Revendo Amigos.
Uma característica de Nilson Lima é gostar de projetos temáticos, participou de como Cultura em Conjunto do Shopping Conjunto Nacional/DF, Temporadas Populares e Arte por Toda parte da Secretária de Cultura de Brasília. É amplamente reconhecido também por sua atuação no SESC, como artista, produtor e articulador cultural. 
Já produziu artista como: Rosa Passos, Zé Luiz Mazziotti e Simone Guimarães.
Como produtor musical no SESC realizou shows com grandes nomes da MPB com, Nilson Chaves, Fatima Guedes, Claudia Telles, Joyce, Dori Caymmi, Clodo Ferreira, Fausto Nilo, Paulo César Pinheiro, Suely Costa, Paulinho Pedra Azul, Elba Ramalho, Flavio Venturini, João Bosco, Leila Pinheiro, Ângela Roro, Moska, João Bosco, Vânia Bastos, Francis Hime, Celso Viáfora, Claudette Soares, Eduardo Duzek, Ednardo, Vander Lee e Nonato Luiz entre outros.    
Conhecedor de mpb, é intérprete de compositores como Pixinguinha, Noel Rosa, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues, Cartola entre outros.
Teve a oportunidade junto com o cantor Salomão Di Padua de dedicar espetáculos inteiros para reverenciar Cazuza e  Renato Russo. Além da agenda individual intensa, sempre participa de shows coletivos, como Tem Cearense no Cerrado, Show Cantos e Contos dos Festivais  e Encontros do Clube da Bossa Nova de Brasília.  
 No final de 2006, Nilson Lima gravou seu 1º CD Toda a Palavra. São canções amorosas, costuradas por letras simples e melodias elaboradas. É uma fotografia fiel da sensibilidade do artista. Sua voz está adequada e bem à vontade, pois ele canta o que quer, na forma que seu coração manda. Não esqueceu de atrair pessoas especiais, como Simone Guimarães, Manasses e Zé Luiz Mazziotti. O disco foi gravado no eixo Brasília/Fortaleza - as terras de Nilson - e tem arranjos bem colocados. Os músicos, como se vê na privilegiada ficha técnica, são da melhor qualidade.
 Em agosto de 2008, participou do Projeto SESC Talentos, uma parceria entre o SESC/DF e a TV Câmara, dividiu o palco com a cantora e compositora Leila Pinheiro, cantando as músicas Feliz de Gonzaguinha e Besame de Flavio Venturini. O show virou programa da TV Câmara o SESC Talentos.
Em 2009, Nilson Lima lança o seu mais recente trabalho Canção de Verão, revelando-se como compositor com a canção "Janela do tempo", originalmente um blues em homenagem ao saudoso poeta Cazuza. Também faz releituras de temas inesquecíveis como Terral, Corsário e Caminhos de sol, consagrada na voz de Zizi Possi, que traz a participação de Claudia Telles, dando um toque singular em uma das baladas mais tocadas dos anos 80. Também canta de forma inovadora Pequenino Cão, gravada por Simone em 1981.
O CD ainda traz participações Leila Pinheiro, que divide  a música "Atlântida" de Ivan Lins e Celso Viáfora;  "Meio-dia" de Clodo Ferreira com a participação de Fagner; "Flor de ir embora, com Fátima Guedes; Carinhoso, com a  saudosa rainha do forro Marinês, Conceição Lima interpreta ao lado do filho Nilson Lima "As forças da Natureza". O CD tem três músicas inéditas, Com Nome de Amor de Simone Guimarães e Isaac Cândido, Janela do Tempo de Nilson Lima e Chico Pessoa e Estranho Amor, de João Marinho e Luiz Carlos Alcoforado.
Participações em outros CDs: Prêmio SESC de Música em homenagem a Brasília no ano 2004, com a canção Águas do Paranoá; CD Colagem de Carlinhos Jansen ano de 2007 com a canção O Velho Lobo do Mar; CD do Daniel Junior com a canção Um Minuto e Meio; CD Águas do Paranoá de João Feijão com as canções Águas do Paranoá, Forte Fortaleza, Utopia.
Como produtor Executivo já produziu 6 (seis) CDs do Prêmio SESC de Música do SESC de Brasília, O CD Dedicado A Vocês da cantora Sheilami, Mais Me Vale Uma Canção do cantor Salomão de Pádua, O CD do Marcos Farias Gente de Marines e O DVD e CD do Festival de Música da ARPUB e da Rádio Nacional FM de Brasília.
Em maio de 2010, produziu o Troféu Gonzagão em Campina Grande/PB, tendo participações de Elba Ramalho, Waldones, Dorgival Dantas, Genival Lacerda,  Antonio Barros e Ceceu, Marcos Farias entre outros.
Em junho de 2010, foi convidado pela TV Diário de Fortaleza/CE, para gravar um Especial de Musica, onde Nilson tem como convidados: Sheilami, Salomão Di Pádua, Marcos Farias, Conceição Lima, Isaac Cândido e Agilson Alcântara.
Esse é um resumo da vida, da história e do talento desse cantor, compositor e produtor que com sua voz e trabalho divulga a Música Popular Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Artistas Brasilienses Urang-kurai and Sinhala MP3