segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Célia Porto

Natural de Brasília, a cantora Célia Porto acompanhou de perto o crescimento da cena musical na capital federal, principalmente na década de 1980. Foi quando começou a cantar, ainda estudante. 

Por volta de 1990 virou profissional, dividiu o palco com artistas experientes, até gravar o primeiro disco, que lhe rendeu a indicação ao prêmio de cantora revelação.

Célia já está no terceiro trabalho, Palhaço bonito, mas é o segundo que virou notícia agora, com reedição bancada por Marcelo Fróes. 

O título do CD entrega tudo: Célia Porto canta Legião Urbana. Isso mesmo, ela selecionou 14 canções escritas por Renato Russo, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá e deu a elas roupagem sofisticada. 

Se a matéria-prima era puro rock, com peso quase punk, aqui Célia Porto recria tudo com extremo cuidado. 

Produzida pelo marido, Rênio Quintas, explora outras possibilidades, como o uso de cordas em Maurício e Andrea Doria; oboé e clarineta em Vinte e nove; a harpa orquestral em Os anjos. 

Gravado em 1996, o disco revela uma artista madura, que demonstra respeito ao lidar com a obra original. 

“Legião Urbana ajudou minha geração a desvendar muita coisa que fica escondida, quando você só tem 17 anos e a vontade de mudar o mundo nem sempre é entendida”, escreve Célia Porto no encarte do CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário