setting

Artistas Brasilienses: Ellen Oléria

Ellen Oléria


Ela é apontada como o maior expoente do cenário musical brasiliense, com sorriso aberto e muita presença de palco, Ellen Oléria esbanja em sua voz e violão um swing impressionante! Seu som mistura samba, afoxés, jazz e hip hop. Com letras e melodias envolventes, a cantora e compositora demonstra flexibilidade como intérprete, maturidade na composição e a solidez do seu projeto autoral no seu primeiro disco “peça” lançado em 2009.

Ellen Oléria é atriz formada pela Universidade de Brasília. Atua desde o ano 2000 no circuito cultural como cantora, compositora e instrumentista autodidata. Ganhou inúmeras edições do Festival Universitário FINCA (Festival Interno de Música Candanga) da Universidade de Brasília, é a maior vencedora da história do Festival de Música Tom Jobim do Sesc – DF, multipremiada no Festival de Música dos Correios. 

Influenciada pela multiplicidade na música de Gilberto Gil, Alceu Valença, Carlinhos Brown e Racionais Mc’s, pelas divas do samba Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Lecy Brandão, pelo suingue da música africana de Bonga (Angola) e Richard Bona (Camarões), e pelas vozes do soul e do R&B estadunidenses de Jill Scott, Tina Turner e Nina Simone, a música de Ellen Oléria se soma à influência samba-jazz da banda pret.utu em outubro de 2005 e não deixa dúvidas sobre à que veio: representar com primor a música brazuca. 

Seu repertório atinge grande diversidade de público. Depois de abrir shows de Ney Matogrosso, Margareth Menezes, Geraldo Azevedo e Milton Nascimento, Ellen Oléria já dividiu o palco com Yamandú Costa, Hamilton De Holanda, Diogo Nogueira, o grupo argentino Actitud María Marta, Móveis Coloniais de Acajú, e com o talento de Emicida. Aceitando convites de Gérson King Combo e GOG para participações especiais, Ellen Oléria é presença recorrente nos shows desses artistas. Sua voz já passou com sucesso de público por Maringá, Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Várzea Paulista, Franca, Osasco, Vila das Mercês, e São Paulo (SP), Belém (PA), Salvador (BA) e, é claro, todos os grandes pontos de cultura do Distrito Federal como os Teatros: Sala Villa Lobos no Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatros do Sesi e do Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro da Caixa, Sala Cássia Eller e Plínio Marcos na FUNARTE, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e nas Festas Tradicionais e casas de Espetáculos Criolina (Calaf), Funfarra (Octopus), Feira Internacional de Música de Brasília (EMB), Centro Comunitário (UnB), MPB Petrobrás. 

A aprovação por produtores/as, músicos/as e público em geral só comprovam a versatilidade dessa artista completa que em 2009 lança o disco independente Peça produzido pelo parceiro e guitarrista Rodrigo Bezerra e co-produzido por Marcos Pagani. Atualmente trabalha em seu DVD Peça ao Vivo, com participações de grandes nomes da música brasileira. De agosto a dezembro de 2010 Ellen Oléria seguiu em turnê por São Paulo (capital e interiores) pelo SESI Música e em Abril de 2011 fez um show absolutamente arrebatador! Não há quem não se contagie com a voz marcante que brinca com o ar, atravessa o invisível e faz rachar qualquer tédio. Ellen Oléria é a grande revelação da música brasileira! 

Fonte:http://ellenoleria.tnb.art.br/
Ellen oléria musica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Artistas Brasilienses Urang-kurai and Sinhala MP3