terça-feira, 30 de outubro de 2012

Paula Zimbres

Paula Zimbres é 
contrabaixista e 
compositora, com formação na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília e atuante em diversas esferas na cena musical brasiliense. Como instrumentista, participou, com o baixo elétrico ou com o acústico, de formações várias – desde a Superband Jazz do Maestro Manoel Carvalho e do trio instrumental Brazuca Jazz Clube até o pop da Bsb Disco Club, a black music do Mundo Racional e o rock experimental do grupo João Ninguém, com quem gravou elogiado CD. Estudou com professores como Oswaldo Amorim, Fernando Nantra, Nelsinho Rios (baixo elétrico), Ricardo Vasconcellos (baixo acústico) e Ricardo Nakamura (piano), além de participar de vários Cursos de Verão da EMB, onde teve aulas com mestres do naipe de Jeff Andrews, Jamil Joanes e Toni Botelho. Atualmente leciona baixo elétrico e prática de conjunto na Escola de Música de Brasília, e baixo elétrico, teoria e percepção na Bsb Musical. Atua na banda da cantora Ellen Oléria e em diversas formações instrumentais da cena jazz da cidade.
Fonte:http://www.myspace.com/paulazimbres
Paula Zimbres musica

Janette Dornellas


Artista e cantora Janette Dornellas  vive e faz cultura em Brasília. Ela é soprano dramático-coloratura, porém também trabalha com música popular de estilos variados. Com o repertório que vai do erudito ao popular, Janette foi uma das artistas da cidade escolhida para fazer uma apresentação na festa dos 50 anos de Brasília. A redação do IpêrCult conseguiu conversar com a cantora, que em primeira mão nos informou sobre o seu repertório. 

A artista se apresentará no palco principal, abrindo o show da cantora Daniela Mercury. Será apenas uma música devido ao roteiro de programação estabelecido pela Secretaria de Cultura do DF. Janette Dornellas irá cantar o hino Brasília, Capital da Esperança e promete surpreender. Ela também fará uma participação especial na apresentação do violeiro Roberto Corrêa, também artista da cidade.

Janette possui um cd solo, já participou da gravação de dos CDs e também possui um demo. Para ter a alguns trabalhos da artista basta acessar o site oficial www.janettedornellas.mus.br  . Aproveite para conhecer o estilo da cantora antes de sua apresentação na festa dos 50 anos.
Fonte:www.janettedornellas.mus.br 
clique aqui para saber mais sobre Jonette Dornellas

Leonardo neiva


Leonardo Neiva vem se destacando pela qualidade impar de seu material vocal e desenvoltura cênica. Estudou com Francisco Frias e Rita Patané (Milão/Itália). Participou do CursoInternacional de Verão no Teatro Colón, trabalhando repertório lírico com Susana Cardonnet. Seguiram-se os papéis em Colombo, Fígaro (O Barbeiro de Sevilha), Don Giovanni ( Don Giovanni) Schaunard / Marcelo (La Bohème), Silvio (Pagliacci), Zurga (Os Pescadores de Pérolas), Escamillo (Carmem), Conde (Matrimônio Secreto) , Doutor Malatesta (Don Pasquale) entre outros. Concertos com obras de Brahms, Gounod, Rossini, Debussy, Dvorák, Bruckner, Haendel, Carl Orf. Destacou-se nos musicais Les Misérables (Brasil-México) e South América Way. Ganhou o “Prêmio Revelação” no Concurso de Canto do Festival Carlos Gomes, em Campinas (SP). Participou da primeira montagem integral no Brasil do “Anel do Nibelungo” de Wagner nas óperas Götterdämmerung como Gunther, Das Rheingold como Donner; também em Il Barbiere di Siviglia como Figaro e Carmina Burana no IX Festival Amazonas de Ópera. Em 2006, participou do 7º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, conquistando o segundo lugar masculino e o Prêmio Canção. No Brasil já atuou com várias orquestras e maestros: OSTNCS, OER, OSMSP, OSMRJ, OSMG, OSTP, AF, Luiz Fernando Malheiro, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, Roberto Duarte, Marcelo de Jesus, Silvio Barbato entre outros.

Fonte:http://www.concertato.com.br/artista_leonardo.htm
Olha ai a nossa querida Sueny Schetino com bate-papo com Leonardo neiva

Thiago Lunar


O cantor, compositor e violonista Thiago Vinicius de Carvalho nasceu em Brasília, no ano de 1984.
Tem seu estilo marcado por diversas influências, especialmente dentro da música brasileira.
É  formado em Canto Popular pela Escola de Música de Brasília, onde também participou das últimas cinco edições do Curso Internacional de Verão. Está inscrito na Ordem dos músicos do Brasil desde 2001, ano em que começou a se apresentar em bares e casas de show da cidade.
Em 2004 fundou, junto com três amigos, o grupo Forró Lunar e passou a adotar o nome artístico deThiago Lunar.
Hoje, após o término do conjunto, Thiago desenvolve um trabalho solo, tendo a música popular brasileira como foco principal.    O cantor traz no currículo dois cd’s gravados com o Forró Lunar : “Xote na lua ao vivo” em 2005 e “Por todos os cantos” em 2009. Fez shows de abertura de Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Rastapé, Bicho de Pé e dividiu o palco com o cantor Tato, da banda Falamansa.
Participou em 2009 do coro do espetáculo “Bibi Canta Piaf”, com a atriz e também cantora Bibi Ferreira, na Sala Villa lobos do Teatro Nacional.
Em 2010, gravou junto com outros 50 artistas renomados de Brasília o vídeo do projeto “Um mundo bem melhor”. Foi a primeira versão em português da música “We are the world” de Michael Jackson e Lionel Richie, que 1985 reuniu diversos nomes consagrados da música mundial em prol do combate à fome na África.
Como aluno da 33ª edição do Civebra – Curso internacional de Verão da Escola de Música de Brasília – foi finalista do Festival organizado pela professora  Clarisse Grova. No ano seguinte, fez uma participação especial no show da cantora Suely Mesquita na sala Martins Penna do Teatro Nacional.
Atualmente, o artista também ministra aulas particulares de Canto Popular em Brasília e está em fase de pré-produção de seu primeiro CD autoral solo.   Dono de uma voz autêntica e inconfundível, Thiago Lunar tem conseguido se destacar no cenário musical candango pelo talento e versatilidade cada vez mais aprimorados.

Fonte:http://www.thiagolunar.com.br
Musica de Thiago Lunar

Banda The neves


A banda The Neves nasceu em 2009 com a proposta de explorar o indie e o folk rock, segmentos alternativos em ascensão no Brasil. Em seu primeiro CD, entitulado "Nunca mais, por enquanto", dez músicas são compostas por melodias marcantes, arranjos equilibrados, vocais envolventes e construções harmônicas.

Fonte:http://www.theneves.com.br/
Musica da Banda The Neves

Sergio Moraes

 Instrumentista (flautista e piccolista).

                                         Sergio Morais - flautista
Natural de Brasília, formou-se no Curso Técnico de Flauta
Transversal da Escola de Música em agosto de 1998. Tocou nas
orquestras Filarmônica de Brasília (titular), Sinfônica do Teatro
Nacional Claudio Santoro e Sinfônica da UFMT (convidado).
É professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
desde 2001 e integrante do grupo TAKTO.
Representou o Brasil através do Clube do Choro de Brasília
no II Festival de Jazz de Porto-Príncipe, Haiti, em 2005. Tocou
em Ghana, África, em 2009 e Bogotá, Colômbia em 2012.
Como professor, coordenou as oficinas de Choro dos três
últimos festivais da ABRAF - Associação Brasileira de Flautistas
(VIII, IX e X) em Maringá-PR, Uberlândia-MG e Campinas-SP,
respectivamente. Em 2010 esteve em San Jose, Costa Rica, no VI
Festival Internacional de Flauta da Acofla (Asociación
Costarricense de Flautistas) onde deu classes de flauta e um
recital de música brasileira para flauta e piano. Em 2011
participou do Festival Leo Brower em Maringá-PR. Além das
aulas, tocou no concerto de encerramento. Lecionou em master
classes nas duas edições do Curso de Verão do flautista italiano
Raffaele Trevisani em 2010 e 2011 em Presidente Prudente, SP.
Já dividiu o palco com Hamilton de Holanda, Carlos Malta,
Beth Carvalho, Elton Medeiros, Walter Alfaiate, Luciana e
Amélia Rabello, entre outros.
Além de tocar flauta, flautim, flauta em sol (contralto) e
flauta baixo, é o primeiro flautista-contrabaixista do Brasil.


Musica de Segio moraes

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sheilami Farias


SHEILAMI, Brasiliense que aos 9 anos despertou para a música , através de elogios a sua precoce voz afinada, elogios estes de vários artistas que se apresentavam em Brasília na pioneira casa de Espectáculo do seu pai, Zé do Norte,que passou a ser seu maior incentivador . Aos 12 anos, tornou-se profissional e lançou seu primeiro Vinil,por titulo “Menina Maravilha”.
E sai pelo nordeste divulgando seu trabalho. Não demorou muito,e gravou seu segundo Vinil também,com uma grande aceitação pelo o publico e pela a critica. Sheilami, tendo um grande destaque na cenário musical Nordestino,muda-se com seus familiares para Fortaleza,a onde participou como apresentadora de um programa na TV Cidade ( SBT ).
Dois anos depois com mais experiência , Sheilami vai a São Paulo,e grava seu terceiro Vinil produzido por Osvaldinho do Acordeom ,com participação de Dominguinhos (cantor,compositor e acordeonista) que ao ver sua musicalidade a convida para participar do projeto Asa Branca,que percorreu vários estados do Brasil.
Durante uma de suas viagens Sheilami revê um grande amigo da família , nada menos que o Maestro,Pianista e diretor musical Marcos Farias,que na época trabalhava com a cantora Elba Ramalho e fazia trilhas sonoras para novelas na Rede Globo de Televisão. Depois de muita paquera pelo telefone, Sheilami faz uma grande parceria com Marcos Farias, não apenas na música mais também na vida pessoal, dessa parceria surge as melhores composições de suas vidas, seus dois filhos Davi e Emmanoel Farias.
Mais madura Sheilami busca de sua personalidade musical e lança seu quarto trabalho, um Cd por titulo “Virou Forró”em parceria com gravadora Paradoxx Music, que veio a ser o precursor do forró eletrônico com regravações de : Kid Abelha , Fábio Júnior , Roberto Carlos entre outros. Surgindo assim um novo ritmo, idealizado por seu marido, resultado da fusão do acordeom,sintetizadores, metais, violinos,guitarras destorcidas e harmonias trabalhadas.
Esse disco lhe rendeu algumas participações em programas de rede nacional como : Raul Gil, Sergio Malandro, Claudete Troiano,Yone Borges,garantindo também presença ativa nas programações das Rádios FM do Brasil. Sentindo a necessidade de mostra suas composições Sheilami lança seu quinto trabalho o CD Romântica , que traz uma linguagem romântica mais POP. Sheilami, vem trabalhandocom seu marido no show “A2” que harmoniza a sua afinadicima voz e o experiente piano de Marcos Farias, com releituras de clássicos da musica popular Brasileira,e uma boa dose de JAZZ.

fonte:http://mpb.com/com/default.asp?session=perfil&usuario=8855
Musica de Sheinami

Renio Quintas

Instrumentista. Arranjador. Compositor. Produtor musical.
Na década de 1960, mudou-se para Brasília, onde freqüentou a Escola de Música de Brasília e formou-se pela Universidade de Brasília em Composição e Regência, com o Maestro Cláudio Santoro, Estrutura Musical e Oficina Básica de Música, com o Maestro Emílio Terrazza. É casado com a cantora Célia Porto.

 Na década de 1960, mudou-se para Brasília, onde participou de festivais de música. 
Tocou por todo o Brasil, como músico de baile, e atuou em casas noturnas brasilienses. 
Fundou os grupos Artimanha e Naipe, conjuntos instrumentais que atuaram nas décadas de 1980 e 1990. 
Foi contemplado com prêmios nacionais de composição musical de trilhas sonoras, com destaque para os filmes "O guarda-linhas", de Liloie Brigitte, e "A TV que virou estrela de cinema", de Yanko del Pino e Mário Cúri; o vídeo "Estação Ciência" (Rede Manchete); as peças teatrais "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, com Hugo Rodas; "A menina dos olhos", encenada pelo grupo Udi-Grudi, e "Menina valente", de Regina Fittipaldi, ópera-balé encenada pela Academia Norma Lília, com letras de Tete Catalão. Representou Brasília em festivais de jazz e de música instrumental. 
Tocou na Eco-92, no Rio de Janeiro, no "Evening Series in the Park", realizado no Parque do Flamengo. 
Atuou como instrumentista e arranjador do Grupo Artimanha, com a cantora Cássia Eller e com vários músicos, como Jorge Helder, Adriano Giffoni, Toninho Maya, Widor Santiago (Periquito) e Fernando Corbal, entre outros. 
Como produtor musical, foi responsável pelo primeiro CD instrumental de Brasília, "Grupo Naipe", e pelos CDs "Célia Porto" (1994), "Célia Porto canta Legião Urbana" (1997) e "Palhaço bonito" (2000), nos quais atuou também como diretor musical, arranjador e instrumentista. 
Prestou assessoria de produção fonográfica para Adriano Faquini e Bené Fonteles. 
Com seu trio, participou do show em comemoração aos 36 anos da fundação de Brasília, realizado no gramado da Esplanada dos Ministérios, de temporadas populares na Sala Villa-Lobos, em Brasília, e em cidades-satélite. 
Em 1997, apresentou-se na Sala Funarte de Brasília. 
No ano seguinte, montou a Discoteca da Música de Brasília, com mais de 100 títulos inéditos no Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na capital federal, espetáculo apresentado, em 1999, na UNB. 
Suas músicas "Cidade nua" e "Planeta Umbigo" foram gravadas por Célia Porto no CD "Palhaço bonito", lançado em 2000. Neste mesmo ano, lançou o CD "As canções". 
É integrante do Grupo Friends, banda cover dos Beatles, com a qual participou, em 2001, da "I Semana Beatle de Latino América", realizada no Cavern Club de Buenos Aires. 
Em 2002, apresentou-se, com seu trio, na Sala Funarte e realizou show solo em Vernissage, na Câmara dos Deputados.

Renata Jambeiro



Renata Jambeiro nasceu sob o signo da emoção. Cresceu num ambiente de muita música e alegria. Desenvolveu seus dons respeitando sempre a naturalidade com que as coisas foram acontecendo. Primeiro queria ser atriz e estudou pra isso. No caminho encontrou a chance de cantar, que veio atrelada aos convites irrecusáveis para montar shows e tudo começou. Hoje é respeitada pelo público e pela crítica como a grande representante do samba na capital do país.

Levando a música brasileira à África em duas ocasiões, Renata viajou em tournê por São Tomé e Príncipe (2009) e em 2010 apresentou-se para os presidentes Lula (Brasil) e Armando Guebuza no palácio presidencial de Moçambique. Participou de show na Esplanada dos Ministérios, em comemoração ao 1º de Maio, nos 50 Anos de Brasília e no Gran Folia‚ Carnaval 2011, no Museu da República. Em 2010 cantou em SP, no 3º Fórum Caravana da Música e do Esporte, evento que contou também com participação de Daniela Mercury. Em jan/11 cantou na posse da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Em São Luís/MA apresentou 3 shows, incluindo o Grande Baile de Gala do Carnaval de São Luís.

Está no 2º trabalho, o DVD Sambaluayê, lançado nos Teatros Rival-Petrobras/RJ e Funarte/BSB. Lançou em 2007 o CD JAMBEIRO. Foi anfitriã em seus shows de D. Ivone Lara, Altay Veloso, Nilze Carvalho, Monarco e Noca da Portela.
Fonte:http://www.renatajambeiro.comMusica de Renata jambeira

Pablo Faguntes




Pablo Fagundes iniciou sua formação musical, na infância, com a flauta doce. Na adolescência, descobriu a gaita diatônica. Formado em gaita cromática pela Escola de Música de Brasília, acumula hoje 20 anos de experiência e trabalha pela consolidação do instrumento no cenário da música brasileira.
Antes, no desenvolvimento de seu projeto de graduação em Engenharia Florestal, pela Universidade de Brasília, estabeleceu parceria com o Laboratório de Produtos Florestais do Ibama e pesquisou madeiras certificadas para a produção da primeira gaita diatônica com madeira brasileira não ameaçada de extinção. A parceria incluiu a Hering Harmônicas e a experiência ganhou reconhecimento não só no Brasil, mas na Europa.
Aprimorou seus estudos com o mestre brasileiro da gaita cromática Maurício Einhorn.
Hoje, Pablo Fagundes é endorsee da fábrica de instrumentos musicais japonesa Suzuki.

APRESENTAÇÕES
Em 2004, participou da abertura do show de BB King em Brasília, compondo a Brasilian All Stars Blues Band. Em 2005, participou do lançamento do CD do grupo cultural Pé de Cerrado, em que mostra sua vertente na música regional. Em 2006, participou do V Festival Internacional de Harmônicas no Sesc Pompéia SP. Interpretou músicas brasileiras e composições próprias. Em 2006, participou do II Fórum Internacional de Harmônicas de Fortaleza. Interpretou músicas brasileiras e composições próprias. Em 2007, criou o primeiro curso de gaita cromática do Clube do Choro de Brasília, na Escola de Choro Raphael Rabello, da qual é professor titular.
Em 2007, foi o único gaitista brasileiro a participar do 44o encontro da Society for the Preservation and Advancement of Harmônica – SPAH em Milwakee (Wisconsin – EUA), mais antigo e tradicional evento dos EUA, com participação dos mais renomados gaitistas internacionais, como J.J. Milteau, Peter Mad Cat, Stan Harper, Howard Levy. Em 2007, participou do Mandolin Symposium, em Santa Cruz University (Califórnia – EUA), quando teve a oportunidade de se apresentar com os bandolinistas Mike Marshall, David Grisman eHamilton de Holanda. Em 2008, participou, na condição de professor, do 30o Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília.

Nilson Lima


Enfrentar o público nunca assustou o cantor cearense Nilson Lima. Desde menino ele costumava fazer surpreendentes demonstrações de seu talento para os admiradores e amigos. Ele, como outros artistas, começou nos festivais da década de 80, na sua terra querida, quando se destacou no Festival Universitário da Canção, e consagrou-se melhor intérprete do Festival de Verão de Camocim.
Muita coisa boa aconteceu em Fortaleza, como a noite em que foi acompanhado pela Orquestra de Câmara dos Jovens Solistas da Paraíba no Teatro José de Alencar, e deu os primeiros passos na profissionalização em bares e hotéis, além da abertura das divertidas apresentações de Tom Cavalcante, Rossicléa e outros representantes do humor, outra tradição cearense. 
O desejo de cantar levou Nilson para o Rio de Janeiro no início dos anos 90, para subir ao palco de casas noturnas como Vinícius Piano Bar, Sinal Verde e Encontros Cariocas. E foi nessa experiência carioca que sentiu a emoção de ser ouvido em todo o país, cantando no Domingão do Faustão. 
O seu destino parecia já estar escrito, e assim mudou para Brasília amadurecer uma carreira coerente e respeitada. Começou no antigo Singular Scoth Bar, sendo em seguida incluído no Projeto Nota 10, no Feitiço Mineiro, casa que sempre prestigiou seu trabalho. Sua ligação com a cidade se fortaleceu nas comemorações dos "36 anos de Brasília", quando se apresentou em plena Esplanada dos Ministérios abrindo o show do Grupo 14 Bis.
Fez abertura do show do cantor Emílio Santiago na cidade do Gama/DF no projeto Temporadas Populares da Secretaria de Cultura de Brasília.
No final da década de 90, Nilson criou o show Saudades e Viagens, que serviu para a gravação ao vivo do segundo CD Demo. Com Célia Rabelo montou o espetáculo Amigos" em 2000, retomado no ano seguinte com Revendo Amigos.
Uma característica de Nilson Lima é gostar de projetos temáticos, participou de como Cultura em Conjunto do Shopping Conjunto Nacional/DF, Temporadas Populares e Arte por Toda parte da Secretária de Cultura de Brasília. É amplamente reconhecido também por sua atuação no SESC, como artista, produtor e articulador cultural. 
Já produziu artista como: Rosa Passos, Zé Luiz Mazziotti e Simone Guimarães.
Como produtor musical no SESC realizou shows com grandes nomes da MPB com, Nilson Chaves, Fatima Guedes, Claudia Telles, Joyce, Dori Caymmi, Clodo Ferreira, Fausto Nilo, Paulo César Pinheiro, Suely Costa, Paulinho Pedra Azul, Elba Ramalho, Flavio Venturini, João Bosco, Leila Pinheiro, Ângela Roro, Moska, João Bosco, Vânia Bastos, Francis Hime, Celso Viáfora, Claudette Soares, Eduardo Duzek, Ednardo, Vander Lee e Nonato Luiz entre outros.    
Conhecedor de mpb, é intérprete de compositores como Pixinguinha, Noel Rosa, Lamartine Babo, Lupicínio Rodrigues, Cartola entre outros.
Teve a oportunidade junto com o cantor Salomão Di Padua de dedicar espetáculos inteiros para reverenciar Cazuza e  Renato Russo. Além da agenda individual intensa, sempre participa de shows coletivos, como Tem Cearense no Cerrado, Show Cantos e Contos dos Festivais  e Encontros do Clube da Bossa Nova de Brasília.  
 No final de 2006, Nilson Lima gravou seu 1º CD Toda a Palavra. São canções amorosas, costuradas por letras simples e melodias elaboradas. É uma fotografia fiel da sensibilidade do artista. Sua voz está adequada e bem à vontade, pois ele canta o que quer, na forma que seu coração manda. Não esqueceu de atrair pessoas especiais, como Simone Guimarães, Manasses e Zé Luiz Mazziotti. O disco foi gravado no eixo Brasília/Fortaleza - as terras de Nilson - e tem arranjos bem colocados. Os músicos, como se vê na privilegiada ficha técnica, são da melhor qualidade.
 Em agosto de 2008, participou do Projeto SESC Talentos, uma parceria entre o SESC/DF e a TV Câmara, dividiu o palco com a cantora e compositora Leila Pinheiro, cantando as músicas Feliz de Gonzaguinha e Besame de Flavio Venturini. O show virou programa da TV Câmara o SESC Talentos.
Em 2009, Nilson Lima lança o seu mais recente trabalho Canção de Verão, revelando-se como compositor com a canção "Janela do tempo", originalmente um blues em homenagem ao saudoso poeta Cazuza. Também faz releituras de temas inesquecíveis como Terral, Corsário e Caminhos de sol, consagrada na voz de Zizi Possi, que traz a participação de Claudia Telles, dando um toque singular em uma das baladas mais tocadas dos anos 80. Também canta de forma inovadora Pequenino Cão, gravada por Simone em 1981.
O CD ainda traz participações Leila Pinheiro, que divide  a música "Atlântida" de Ivan Lins e Celso Viáfora;  "Meio-dia" de Clodo Ferreira com a participação de Fagner; "Flor de ir embora, com Fátima Guedes; Carinhoso, com a  saudosa rainha do forro Marinês, Conceição Lima interpreta ao lado do filho Nilson Lima "As forças da Natureza". O CD tem três músicas inéditas, Com Nome de Amor de Simone Guimarães e Isaac Cândido, Janela do Tempo de Nilson Lima e Chico Pessoa e Estranho Amor, de João Marinho e Luiz Carlos Alcoforado.
Participações em outros CDs: Prêmio SESC de Música em homenagem a Brasília no ano 2004, com a canção Águas do Paranoá; CD Colagem de Carlinhos Jansen ano de 2007 com a canção O Velho Lobo do Mar; CD do Daniel Junior com a canção Um Minuto e Meio; CD Águas do Paranoá de João Feijão com as canções Águas do Paranoá, Forte Fortaleza, Utopia.
Como produtor Executivo já produziu 6 (seis) CDs do Prêmio SESC de Música do SESC de Brasília, O CD Dedicado A Vocês da cantora Sheilami, Mais Me Vale Uma Canção do cantor Salomão de Pádua, O CD do Marcos Farias Gente de Marines e O DVD e CD do Festival de Música da ARPUB e da Rádio Nacional FM de Brasília.
Em maio de 2010, produziu o Troféu Gonzagão em Campina Grande/PB, tendo participações de Elba Ramalho, Waldones, Dorgival Dantas, Genival Lacerda,  Antonio Barros e Ceceu, Marcos Farias entre outros.
Em junho de 2010, foi convidado pela TV Diário de Fortaleza/CE, para gravar um Especial de Musica, onde Nilson tem como convidados: Sheilami, Salomão Di Pádua, Marcos Farias, Conceição Lima, Isaac Cândido e Agilson Alcântara.
Esse é um resumo da vida, da história e do talento desse cantor, compositor e produtor que com sua voz e trabalho divulga a Música Popular Brasileira.

Marcus Moraes

Marcus Moraes começou a estudar música aos treze anos de idade. O interesseinicial aparentemente tardio foi plenamente compensado pela dedicação determinada e pela efervescência na carreira do músico que aos dezenove anos já atuava como profissional da área. Concluiu o bacharelado em violão pela Universidade de Brasília em 2004 e desde então atua como professor da Escola de Música de Brasília. 

Sempre disposto a levar sua música aos mais variados públicos, dispôs-se a participar de diversos festivais. Assim, em 2003 venceu o Festival de Música Instrumental de Brasília (FEMIB), promovido pelo SESC/DF. Em 2004 foi um dos 24 músicos selecionados para participar do Prêmio Visa de Música, o maior concurso de música instrumental do Brasil. Ainda em 2004, foi um dos vencedores do Prêmio Nabor Pires Camargo, em Indaiatuba, no estado de São Paulo. Em 2007 foi um dos finalistas do Concurso Nacional de Violão Erudito Fred Schneiter, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Nessas ocasiões, além da gratificante experiência de participar de festivais de música, Marcus Moraes teve como objetivo divulgar suas composições bem como mostrar-se como intérprete da música para violão solo. 

Com o intuito de divulgar música instrumental de qualidade e provar que é possível produzir música instrumental brasileira que agrade públicos variados, o violonista Marcus Moraes e o bandolinista Marcelo Lima fundaram o grupo Marambaia. Inicialmente o grupo interpretava obras de grandes compositores brasileiros, mas passou a apresentar também composições dos próprios componentes, em especial os fundadores Marcus Moraes e Marcelo Lima. Em 2006, foi lançado o primeiro CD do grupo, que teve excelente aceitação por parte do público e da mídia em Brasília. A prova disso é a presença constante das músicas do Marambaia na programação das rádios locais, como a Rádio Nacional e a Rádio Senado. Músicas como Avexado, Só se for agora, 12 de abril e Voando alto já estão entre as preferidas de vários brasilienses fãs do grupo Marambaia, assíduos apreciadores dos shows da banda. Apesar de ter como objetivo principal a divulgação da música instrumental brasileira autoral, em 2007 o grupo Marambaia empreendeu desafiante e prazeroso projeto: lançou CD com o cantor e percussionista brasiliense George Lacerda, com composições de vários artistas da cidade. Mais uma vez repete-se o sucesso do primeiro CD lançado pelo Marambaia. 

Marcus MoraesAlém de aprimorar-se como compositor e intérprete, Marcus Moraes destaca-se como arranjador no grupo Marambaia e em trabalhos de outros artistas de Brasília. Com foco nesse trabalho, tornou-se responsável pelos arranjos de seis faixas do CD da cantora Gisele Meira, que interpreta canções de Paulo César Pinheiro.

Marcus participa de forma ativa no cenário da música independente produzida em Brasília, em gravações e shows dos artistas locais. A partir do desejo de diversificar seu trabalho com a música instrumental, Marcus aventura-se a participar de outros grupos musicais. Como membro do grupo Indústria Brasileira, apresenta-se frequentemente pelo projeto “Engate a Quinta”, promovido no Espaço Brasil Telecom de Brasília. 

Mesmo participando de vários grupos musicais bem como de trabalhos de outros artistas de Brasília, Marcus Moraes ainda sentia a necessidade de desenvolver seu trabalho individualmente, como compositor e intérprete. Por isso, acaba de gravar e lançar seu primeiro CD solo, trabalho totalmente autoral, no qual foram registradas várias composições originais para violão. Este álbum obteve crítica favorável do jornal Correio Braziliense, o qual afirma que Marcus revela “toda sua habilidade” com músicas vibrantes, que não servem apenas para explorar seu virtuosismo, pois se revela como autor “sensível e antenado”, ao explorar “diferentes vertentes da música brasileira, imprimindo em suas interpretações um vigor que flerta com o pop”. A avaliação do Correio Braziliense destaca: “Recurso interessante são os textos do encarte, em que o músico explica uma a uma suas criações, estabelecendo assim um diálogo com um ouvinte mais curioso”. Essa afirmação demonstra que Marcus Moraes conseguiu alcançar um de seus objetivos como compositor neste primeiro trabalho, o de aproximar-se o mais possível do ouvinte de música instrumental bem como dos apreciadores da música para violão. 

Com o grupo Marambaia realizou sua primeira turnê européia, além de se apresentar em várias capitais brasileiras pelo projeto “Eu Faço Cultura”. Já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Carlos Malta, Lula Galvão, Gabriel Grossi, Bocato, Nicolá Krassik, entre outros. 

Para 2009 vários projetos estão encaminhados: a gravação de um novo CD solo n

o segundo semestre, a gravação com o seu quarteto e o terceiro CD do Marambaia. 
Fonte:http://www.bravio.mus.br/recitais/2010/marcus_moraes/marcus_moraes.html
Muscia de Marcus Moraes clique aqui

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Marcos farias




MARCOS FARIAS,NASCIDO EM 14 DE SETEMBRO DE 1961 NO RIO DE JANEIRO,REGISTRADO NA PARAÍBA E CRIADO PELO BRASIL A FORA. MUSICO POR ESSELENCIA ESTUDOU NA ESCOLA NACIONAL DE MÚSICA DO RIO DE JANEIRO,MAS SE ORGULHA EM DIZER QUE APRENDEU MESMO NAS BOITES(CABARES) DO RIO DE JANEIRO. MÚSICO PROFISSIONAL EM GRAVAÇÕES, E SHOWS HÁ 35 ANOS E NO SEU CURRICULUM CONTA A DIREÇÃO,PRODUÇÃO E PARTICIPAÇÃO COM ARTISTAS NACIONAIS,E INTERNACIONAIS. AOS 18 ANOS FOI PRODUTOR ARTÍSTICO,MAESTRO DA CBS DISCOS ( HOJE SONY MUSIC ) POR DOIS ANOS, ASSIM CENDO, O SEGUNDO PRODUTOR MAIS JOVEM DA AMÉRICA LATINA. PARTICIPOU DA TRILHA SONORA DE DOIS FILMES NACIONAIS,( O HOMEN DA CAPA PRETA / BAY-BAY BRASIL) DOIS DESENHOS ANIMADOS PARA O CANADÁ, EM INTERCÂMBIO DA IMBRAFILMES , PARTICIPOU DA TRILHA SONORAS DAS NOVELAS ( REI DO GADO,DE CORPO E ALMA,PEDRA SOBRE PEDRA,RENASCER,TROPICALHENTE) NA REDE GLOBO DE TELEVISÃO A CONVITE DO AMIGO PRODUTOR ANDRÉ ESPERLING MAIS RECENTE ,MARCOS DIRIGIU E TOCOU NO DVD( O GRANDE ENCONTRO-3) A CONVITE DO AMIGO, O GRANDE DIRETOR E PRODUTOR GUTO GRAÇA MELO. MARCOS FARIAS CEDO SE DESTACOU, COM APENAS CINCO ANOS JA TOCAVA INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO NOS PALCOS DA RADIO NACIONAL, RADIO MAYRINQUE VEYGA,E OUTRAS PRODÍGIO AOS 10 ANOS,PARTICIPAVA DE GRAVAÇÕES DE ARTISTAS REGIONAIS AO LADO DOS GRANDES MÚSICOS DO PAIS ( CHIQUINHO DO ACORDEOM,DOMINGUINHOS,OSWALDINHO,ZE MENESES, LUIZÅO MAIA, DINO 7 CORDAS,WILSON DAS NEVES,ALTAMIRO CARRILHO,CANHOTO DO CAVACO, ETC. CEDO SE DEDICOU AO PIANO TENDO COMO REFERENCIA BILL EVANS QUINCY JONES CESAR CAMARGO MARIANO LINCONL OLIVETTE (GRANDE AMIGO E PROFESSOR ) CHIQUINHO DE MORAIS MISTURANDO AS INFLUENCIAS JAZZ,BOSSA,BAIÅO,SOUL MUSIC. SEMPRE A FRENTE DO SEU TEMPO FOI TAMBEM PIONEIRO EM TECMOLOGIA MUSICAL ESPECIALIZOU-SE EM SIMULAÇÃO DIGITAL DE INSTRUMENTOS ACUSTICOS (CRIOU MUITA POLEMICA NO BRASIL) MARCOS AGRADECE A DEUS, POR TER NASCIDO DO CASAL MARINES ( A MAIOR REFERENCIA NA MUSICA NORDESTINA) ABDIAS (MUSICO,PRODUTOR PIONEIRO E DIRETOR DA CBS DISCO DO BRASIL POR 28 ANOS )QUE SERÅO SEMPRE A MAIOR REFERENCIA DE DIGNIDADE E PROFISSIONALISMO HOJE MORANDO EM BRASILIA DEDICA-SE EXCUSIVAMENTE A CARREIRA DA SUA ESPOSA SHEILAMI FARIAS E A SEUS FILHOS DAVI FARIAS E EMMANOEL FARIAS ALGUNS ARTISTAS COM QUEM MARCOS TEVE A HONRA DETRABALHAR:
ABDIAS(PAI),
MARINES(MAE),
LUIS GONZAGA,
JACKSON DO PANDEIRO,
ELINO JULIÅO,
OSVALDO DE OLIVEIRA,
TRIO NORDESTINO,
OS TRES DO NORDESTE,
ELBA RAMALHO,
ZE RAMALHO,
AMELINHA, EDNARDO,
GERALDO AZEVEDO,
BIAFRA,
MARGARETE MENESES,
XUXA,
SANDRA DE SA,
TIM MAIA,
JORGE BENJOR,
GABRIEL PENSADOR,
EMILINHA BORBA,
NELSON GONÇALVES,
MANHOSO,
TON CAVALCANTE,
MIRLA MONIZ,
NILSON LIMA,
BETO BARBOSA,
GENIVAL SANTOS,
ROBSON RODRIGUES,
MANOEL CORDEIRO,
OS MILONGUEIROS,
MASTRUZ COM LEITE & E SEUS SEGUIDORES PELO BRASIL,
GRUPO CHAPEU DE PALHA(WALTER & WALDIR DO 7 CORDAS),
GENIVAL LACERDA,
GAUCHO DA FRONTEIRA,
OSWALDINHO DO ACORDEON,
DOMINGUINHO DO ACORDEON,
ROBERTO TREVISAN,
ROBERTO CARLOS,
GRETCHEN,
MISS LENNE,
ARLENO FARIAS,
VITAL FARIAS,
JONG DE CEQUEIRA,
JUVELINA PEROLA NEGRA,
ALMIR GUINETO,
ELSON FORROGODE,
AGEPE, BEBETO,
KAOMA, WANDO,
CARLA VIZZI (CIA & CLIC ),
ANTÓNIO BARROS&CECEU,
MAYRA BARROS,
WALDIR LUZ,
XANGAI, MIUCHA,
NARA LEÅO,
MANASSES,
JAMIL JOANES,
ROBSON JORJE,
ARTHUR MAIA,
JOSE AUGUSTO,
SIVUCA,
ORQUESTRA DE FREVO EDEZIO,
GRUPO FEIRA LIVRE,
DAVID BRYAN,
ALCEU VALENÇA,
GILBERTO GIL,
JOÅO DO VALE,
FAFY SIQUEIRA,
CARLOS DAFE,
MATTOS NASCIMENTO,
SHIRLEY CARVALHAIS,
JOTA NETTO, CHITÅOZINHO & CHORORO,
DENNY REIS,
TANN, LENINI,
BELCHIOR,
RENATO E SEUS BLUE CAPS,
CELINHO BARROS,
PITY MELO, ADRIANA,
BALÅO MAGICO,
RONALDO BOSCOLI (PRODUTOR),
GUTO GRAÇA MELO (PRODUTOR),
MAZOLA (PRODUTOR),
EVANDRO RIBEIRO (PRODUTOR),
LINCONL OLIVETTE (PRODUTOR),
ANDRE SPERLLING (PRODUTOR),
ARY SPERLLING (PRODUTOR),
MILTON MANHÅES (PRODUTOR),
BARRIGA (PRODUTOR),
MAURO ALMEIDA (PRODUTOR),
EDUARDO LAGES (PRODUTOR),
DON NEY (PRODUTOR),
JAYRO PIRES (PRODUTOR),
JOSE MILTON (PRODUTOR),
ROBERTINHO DO RECIFE (PRODUTOR),
GUIU DE MORAIS ( MAESTRO )

Fonte:http://marcosfariasblog.blogspot.com.br
Musica de Macos Farias

Larissa Vitorino


Larissa Vitorino é graduada em música pela Universidade Federal de Uberlândia. Ministra aulas de música no colégio Ideal (bsb) para o Ensino médio. Trabalhou na área teatral como diretora musical e sonoplasta do grupo Trupe de Truões. É produtora musical do Áudio Studio (Uberlândia). Compôs a melodia e realizou a gravação do single “Stay closer” que esteve em quarto lugar nas paradas do Canadá, de acordo com o site www.just.circuit.com em 2007. Participou da gravação das charges do programa Big Brother Brasil, da rede globo em 2006. Ministrou aulas nosCursos Pontuais da Escola de música de Brasília em 2009 e 2010, nos cursos de canto popular e arranjo vocal. Faz parte do grupo vocal “Three” junto com Daniela Alves e Lis Vitorino. É uma das idealizadoras e fundadoras da banda Batucada Eletrônica junto com o DJ Fernando Prado. Atualmente trabalha na Joy band de Brasília. E recentemente junto com Alysson Takaki desenvolve um trabalho musical. Juntos eles integram com David Reis e Daniel Marciano o Quarteto vocal Nu Canto.
Fonte:http://www.blogger.com/profile/04071087646872243932
Musica de Larissa Vitorino

Hamilton de Holanda



Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico, que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios.  
Hamilton de Holanda começa a tocar aos 5 anos e hoje 10 anos depois de adicionar duas cordas extras, 10 no total, reinventa o bandolim mundial e liberta o emblemático instrumento brasileiro do legado de algumas de suas influências e gêneros.  Nos EUA a imprensa logo o chama de “Jimmy Hendrix do bandolim”.
Aos 35 anos, 30 anos de carreira profissional, já identifica-se nos solos deste brasiliense nascido no Rio de Janeiro, a assinatura Hamilton de Holanda. Sua maneira de tocar, o aumento do número de cordas e decibéis, aliados à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração e um novo som. Se é jazz, samba, rock, pop, lundu ou choro, não mais importa.
A busca de Hamilton não é do novo, e sim de uma música focada na beleza e espontaneidade. Diante dele, existe um novo mundo cheio de possibilidades. Seu norte é “Moderno é Tradição”, o importante não é passado, nem futuro, mas sim, a intercessão entre esses dois, onde se confundem, o momento presente, o “é”  -  aqui e agora.
O Choro, que na infância e adolescência era a sua influência maior, a despeito dos puristas, hoje se transforma em mais uma das suas referências. “Me perguntam se o que faço é o novo Choro. Novo Choro? Não entendo, deve ser talvez porque toco bandolim. O Choro é que nem a Monaliza. Você acha que ela precisa de retoques? Não ! O choro também é assim, está eternizado pela arte maravilhosa de músicos como Luperce, Jacob e Pixinguinha. Perpetuada a tradição, não se precisa de mais nada, apenas apreciar. O que eu faço, na verdade, é uma síntese dessas informações com influência do Choro, Bossa, Jazz, Rock, Som da Cotidiano…É uma música que não precisa de rótulos para existir, mas precisa sim é ser bela.” diz Hamilton.
Em sua trajetória consta o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias - erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001, permitindo-lhe viver em Paris por um período de um ano, dando asas internacionais ao seu trabalho. Em janeiro de 2005 no Midem, principal feira de música do mundo, fez o show de lançamento oficial das comemorações do ano do Brasil na França e conquistou com “1 byte 10 cordas”, primeiro cd de bandolim 10 solo do mundo, o restrito título CHOC da mais importante publicação européia de música “Le Monde de la Musique”. Hamilton carinhosamente recebeu da imprensa francesa o título de "Príncipe do Bandolim", da Brasileira – Revista Bravo – “Rei” e de nomes como Hermeto, Maria Bethania, Djavan, Ivan Lins e João Bosco, citações como "Um dos melhores músicos do mundo".
Fez o show oficial da abertura do ano do Brasil na França; da cerimônia de abertura dos jogos para-panamericanos, da abertura oficial do centenário da imigração japonesa no Brasil, já tocou em solenidades para presidentes e autoridades e recentemente foi convidado para Inaugurar o cidade cultural do RIO 2016 em Londres. Foi 03 vezes indicado para o Latin Grammy em 2007/2008/2010 com o melhor disco instrumental “Brasilianos”, melhor album de jazz “Brasilianos 2” e melhor disco instrumental “flor da vida” respectivamente concorrendo com nomes como Chick Corea e Belá Fleck . O Hamilton de Holanda Quinteto também foi consagrado pelo prêmio TIM, Premio da música Brasileira e Revista Jazz+ como o melhor grupo e Hamilton de Holanda o melhor performer. Acabou de ser indicado as 3 categorias instrumentais do Prêmio da Musica de 2011 onde venceu Melhor Solista com o disco "esperança" e melhor disco com "gismontipascoal".
Hamilton em sua versatilidade tem flertado cada vez mais com o mundo Classico onde compôs a SINFONIA MONUMENTAL para os 50 anos de Brasilia, projeto que estreou com a orquestra nacional da França/Montpellier e foi indicado como melhor grupo no premio da música 2011, alem de ser convidado como solista para diferentes orquestras e projetos.
Hamilton vem se apresentando em diversos eventos e festivais de grande importância, no Brasil e no Mundo, Já dividiu o palco com Maria Bethânia, Ivan Lins, João Bosco, Seu Jorge, John Paul Jones (Led Zepellin), ChuchoValdes, Stefano Bollani Richard Galliano (melhor acordeonista do mundo), Richard Bona, Bella Fleck and the Flecktones além de uma noite singular com os músicos do Buena Vista Social Club. Consta também na sua discografia participações especiais nos Cds/Dvds de Maria Bethania, Djavan, Richard Galliano, Cesaria Évora, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Zélia Duncan, Dona Ivone Lara, Ivan Lins, João Bosco, entre outros....
Com técnica soberba e brasilidade absoluta, seja no palco ou no estúdio, Hamilton tira o fôlego de qualquer um com suas interpretações e performances cheias de emoção. Sua versatilidade lhe permite se apresentar com propriedade em qualquer formação: solo, com orquestra, duo, power trio, quinteto entre outras.... Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos na vida deste músico, que contagia platéias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios.